Alimentos Termogênicos funcionam?

Postado por medformula 22/01/2018 0 Comentários

Todas as atividades realizadas pelo corpo consomem energia, certo?

Isso inclui o processo digestivo, que pode ser usado a seu favor para emagrecer quando o que está em questão são os alimentos TERMOGÊNICOS.

 

Vale frisar que todos os alimentos gastam energia para serem metabolizados pelo organismo, porém existem alguns que se destacam mais do que os outros, por induzirem o metabolismo a trabalhar em um ritmo mais acelerado.

 

Essas substâncias termogênicas têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e aumentando a queima de gordura.

 

Mas não se iluda achando que sozinhos eles farão milagres! Se não forem associados a atividades físicas frequentes e uma alimentação equilibrada, não têm efeito no seu organismo.

 

A dica aqui é aprender quais alimentos tem estas propriedades e podem ajudar no seu processo. Depois disso, acrescente estes alimentos na sua dieta diária, como estratégia para manter o organismo sempre funcionando da melhor maneira.

 

 

 

Cuidados:

  • Pessoas com hipertireoidismo não devem ingerir os alimentos termogênicos, pois seu metabolismo já está muito elevado, possibilitando maior risco de perda de massa muscular.
  • Crianças e gestantes, pessoas com cardiopatias, hipertensão, enxaqueca, úlcera e alergias não devem abusar desses alimentos, pois eles podem levar a um aumento da pressão arterial, hipoglicemia, insônia, nervosismo e taquicardia.

 

 

 

Confira alguns exemplos de alimentos termogênicos:

 

Pimenta vermelha

Uma grande aliada pois possui uma substância chamada capsiacina. Em estudos recentes demonstrou-se que o consumo
frequente da capsiacina aumenta o metabolismo basal.

Chá verde

Outro grande acelerador do metabolismo, o chá verde é extremamente rico em antioxidantes. Também diminui o colesterol, prevenindo o depósito de gordura no organismo. O chá verde também contém cafeína, e é utilizado no auxílio da perda de peso, aumentando o metabolismo, auxiliando assim a queima e eliminação de gordura.

Gengibre

Acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura, além de ser um poderoso aliado na prevenção contra o câncer. Melhora o sono, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, ajuda a aliviar náuseas e diarreias, previne resfriados, analgésico e anti-inflamatório.

Cafeína

Muitos dos suplementos usados para aumentar a queima de gordura são feitos à base de cafeína. Isso acontece pois ela libera um hormônio catabólico chamado adrenalina, que tem efeito lipotrófico, ou seja, ajuda a queimar gordura. Também acredita-se que a cafeína diminua a fadiga mental e aumente o desempenho físico na hora do exercício.

Gengibre

Acelera o metabolismo e estimula a queima de gordura, além de ser um poderoso aliado na prevenção contra o câncer. Melhora o sono, auxilia no funcionamento do sistema digestivo, ajuda a aliviar náuseas e diarreias, previne resfriados, analgésico e anti-inflamatório.

Canela
A canela melhora o sistema imunológico e acelera o metabolismo, além de facilitar a ação da insulina no organismo ajudando a controlar a diabetes e o colesterol . Possui diversas propriedades como cálcio, vitamina A, vitamina C, fósforo e magnésio.

 

 

Deixar uma resposta